Lideranças de 17 municípios da região Centro-Oeste de Minas se reuniram na última quinta-feira (15), em Divinópolis, para a aprovação do estatuto e eleger o 1º conselho diretor da Agência de Desenvolvimento Novo Oeste para os próximos três anos. A entidade surgiu do Projeto Líder, desenvolvido pelo Sebrae Minas, e começou suas atividades em maio de 2019 para promover a evolução sustentável da região por meio de uma atuação integrada entre as lideranças do poder público, das entidades privadas e do terceiro setor.
O Novo Oeste vai trabalhar para que os planos desenvolvidos sejam colocados em prática e possam firmar parcerias com foco na manutenção, sustentabilidade e expansão de seu exercício. Além disso, está na pauta da agência a articulação de iniciativas para o desenvolvimento local e a promoção de atividades voltadas para crianças, adolescentes e idosos.
O grupo assumiu o compromisso de fomentar o cooperativismo e associativismo, com ações que fortaleçam a economia regional, atividades experimentais e sem fins lucrativos de novos modelos de negócios e empreendimentos, projetos sociais, culturais, esportivos e de lazer. Também estão previstas capacitações profissionais, cursos, feiras e congressos, entre outros.
Escolhido para comandar a entidade no próximo triênio, o bacharel em Direito Leonardo Santos Gabriel diz que há muito trabalho pela frente. “Estamos com muitas expectativas para esse mandato. Temos muitos parceiros engajados e esperamos mudar a história e o desenvolvimento econômico da nossa região. Assumir esse cargo é uma grande responsabilidade. Estou muito feliz com a aceitação de todos e estou comprometido a entregar bons resultados”, revela o presidente.
Ciente do potencial de atuação do grupo, o Sebrae Minas vai investir recursos no programa em 2023. Desta forma, o Novo Oeste poderá contratar especialistas para facilitar o processo de desburocratização nas prefeituras, admitir profissionais para discutir projetos de resíduos sólidos industriais – tema que impacta não apenas o meio ambiente, mas também o desenvolvimento econômico sustentável da região –, e atrair investimentos no Centro-Oeste.
O gerente da regional Centro-Oeste e Sudoeste do Sebrae Minas, Leonardo Mól, enaltece a parceria firmada com o Novo Oeste. “O Sebrae Minas tem duas grandes frentes de trabalho, que são o desenvolvimento econômico e o suporte empresarial. O grupo Novo Oeste segue uma agenda similar, pois busca alternativas para o desenvolvimento a partir de uma visão regional. Vamos continuar investindo para melhorar a infraestrutura do Centro-Oeste e o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas, fomentar a economia local e solucionar algumas das carências da sociedade”, afirma.
Projetos de desenvolvimento
Na assembleia para a escolha da diretoria, foram apresentados dois projetos de desenvolvimento para a região. O especialista em legislação urbanística Eduardo Salgado falou sobre a importância do Código de Obras e Edificações nas cidades envolvidas. Outra iniciativa a ser trabalhada nos próximos anos é a desburocratização dos serviços e leis na aprovação de projetos na área de construção civil.
O prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela, sugeriu unificar as legislações municipais para atrair investimentos. “Nosso primeiro passo é trabalhar a segurança jurídica para todos os municípios, equalizando a legislação dessas cidades para que todos elas estejam aptas para receber investidores. Com isso, podemos fomentar a economia com a geração de emprego e renda”, afirma.
Área de atuação
O Novo Oeste já está presente com a promoção do desenvolvimento sustentável regional nos municípios de Arcos, Bom Despacho, Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Cláudio, Divinópolis, Formiga, Igaratinga, Iguatama, Lagoa da Prata, Nova Serrana, Oliveira, Pará de Minas, Perdigão, Santo Antônio do Monte, São Gonçalo do Pará e São Sebastião do Oeste.
A diretoria
Leonardo Santos Gabriel – presidente
Eduardo Soares – 1º vice-presidente
Charles Diniz – 2º vice-presidente
Sara Delfino – 1ª secretária
Denise Coronado – 2ª secretária
Jordelho Rabelo – 1º tesoureiro
Marco Aurélio – 2º tesoureiro
Conselho fiscal
Efetivos: Antônio Amaral, Edilson Santana e Luis Neves
Suplentes: Clarisce Gontijo, Isabel Pereira e Valdemar Amaral