Na tarde do dia 28 de outubro de 2024, na Capital Mineira, a Agência de Desenvolvimento Novo Oeste representada pelo 1º Vice Presidente Eduardo Soares, 1ª Secretária Sara Maira, Secretário Executivo Marcelo Augusto e pelos representantes do SEBRAE Leonardo Mol Araújo e Denis Magela, apresentou o Case de sucesso – “Juntos Uma Nova História” para os Conselheiros do SEBRAE-MG, por ocasião da 10ª Reunião Ordinária de 2024.
Durante 30 minutos foram apresentados a linha do tempo desde a formação dos Líderes da Região Centro Oeste de Minas Gerais até as entregas efetivas que a Agência tem realizado desde então, em prol do desenvolvimento econômico sustentável dessa importante região do Estado.
ENTENDA:
A Agência Novo Oeste foi criada a partir da formação do LÍDER – Lideranças do Desenvolvimento Regional, iniciado no ano de 2019 por uma iniciativa do SEBRAE-MG e de autoridades locais, cujo objetivo é unir forças para fomentar a economia, incentivar o desenvolvimento econômico e criar melhores ambientes de negócios no território.
A Agência é a união dos esforços do Poder Público, da Iniciativa Privada e das Universidades, para repensar as práticas e construir um novo Centro-Oeste de Minas até 2030.
Os três macros objetivos da Agência são: 1) Ambiência Legal favoráveis aos negócios; 2) Infraestrutura para atração de investimentos e apoio aos negócios; 3) Integração da Academia e dos Setores Produtivos.
Dentre as principais entregas da Agência estão o Projeto Mais Grãos em parceria com a Empresa Avivar Alimentos; a Cartilha de Ambiência Legal para os municípios; o Pacto pela Inovação e o Ecossistema de Inovação InovaNovoOeste; a Criação do Consórcio CIMMVI para prestar serviços de Licenciamento Ambiental aos municípios consorciados. Outras ações encontram-se em andamento com fomento na área de Turismo e Agronegócio.
Os Conselheiros do SEBRAE/MG tiveram a oportunidade de conhecer os projetos e entregas do “Novo Oeste”, manifestaram elogios e respaldaram as ações desenvolvidas que estão alinhadas com os propósitos dos órgãos e dos governos, em prol do desenvolvimento sustentável.